PRÓXIMO EVENTO

5ª MEIA-M. DOURO VINHATEIRO

-
23 DE MAIO DE 2010
-
---
Nada fazia prever aquilo que veio a acontecer no passado domingo, 27 de Maio de 2010, na Régua, terra que pela sua tradição de bem receber quem a visita, não merecia a forma como a organização deste evento tratou todos os participantes, especialmente os atletas da meia-maratona, com total desrespeito, desprezo, incompetência, etc.
-
---
Depois da conhecida expressão “MORRER NA PRAIA” temos agora a expressão “MORER NAS MARGENS DO RIO”, tal foi o sofrimento dos atletas que, debaixo de temperaturas superiores a 30º Graus, ainda foram surpreendidos com a falta de abastecimentos líquidos e sólidos.
-
---O primeiro abastecimento estava colocado entre o 4º e o 5º km, encontrando-se no local duas pessoas e as garrafas de água ainda dentro das paletes, obrigando os atletas a pararem e a retirarem a respectiva garrafa.
-
---O segundo abastecimento estava colocado entre o 8º e o 9ºkm e já estava um pouco melhor, com garrafas de água, sendo visíveis algumas garrafas de bebida energética, contudo, manifestamente insuficientes para tantos atletas.
-
---O terceiro abastecimento estava colocado sob forma de miragem ao 15ºkm, ao 16ºkm, ao 17ºkm, ao 18ºkm, altura em que um cidadão ali residente, vendo o desespero dos atletas, puxou uma mangueira de água desde a sua residência e colocou-a ao dispor de todos, a ele a nossa profunda gratidão.
-
---Mais água, só na meta, e só para primeira metade dos atletas, o que, tendo em conta que os últimos atletas são normalmente os que acabam com maior sofrimento, fazia tristemente antever as cenas surreais que vieram a acontecer, atletas a desmaiar na meta, familiares a desesperar por notícias sobre os atletas que ainda não haviam chegado, ausência completa de meios de socorro imediato, ausência de elementos da organização, a partir de determinado momento, apenas se ouvia um desses elementos que, ao microfone, mais não fez do que espalhar mais o pânico, pois só gritava por ambulâncias e água para junto da meta, aumentando o estado de ansiedade/desespero das pessoas.
-
---Depois disto tudo, quer o objectivo inicial fosse o de obter bons resultados, conviver ou desfrutar das belas paisagens que o percurso nos proporciona, passou a ser apenas o de chegar ao fim com os menores estragos possíveis, dado que, pelas opiniões colhidas no final, ninguém teve prazer nesta prova.
-
---Esta equipa este presente com 05 atletas e respectivas famílias que ficaram angustiadas com tudo o que ali se passou.
-
---Lamentavelmente, o nosso atleta Manuel Costa foi uns dos que mais sentiu na pele as perigosas consequências da desidratação, tendo desmaiado após cortar a meta, sendo conduzido ao Hospital da Régua, onde esteve a soro durante cerca de 03 horas. Aqui ficam os votos de uma boa recuperação.
-
---Inteligente foi o nosso atleta Joaquim Silva que, tendo chegado atrasado à partida, “enganou-se” e virou em direcção à Régua, “apenas” 14km a menos. Curioso é o facto deste aparecer na classificação final, apesar de não ter passado no Control colocado aos 7km, na Folgosa.
-
---Mais uma curiosidade que deve fazer reflectir a organização desta prova.
-
-
-
ASPECTOS POSITIVOS:
---------------------------O almoço que se seguiu e as famosas cerejas de Resende compradas já no regresso a casa.

-
-
PRÓXIMA PROVA: 06JUN2010 - 11º Grande Prémio de Codessos (7Km), já a pensar na nossa participação na 11ª Corrida das Festas da Cidade do Porto (20JUN2010) e na 31ª Corrida das Fogueiras em Peniche (26JUN2010), ambas na distância de 15Km.
-
---Aqui ficam os registos dos nossos atletas, entre os 1223 que concluíram a prova:


CLASSIFICAÇÕES: aqui

OUTRAS CRÓNICAS:

Correr por prazer;

Pernas para que te quero;

O mundo da corrida;

Rui Muga;

Maratonista;

Chaves Runing Team;

etc.

-
-

1 comentário:

  1. como sabem tenho nos últimos tempos dedicado mais ao BTT e dexado um pouco o atletismo, pelo menos ao nível das provas.contudo assisti na televisão a essa prova e achei vergonhoso, escandaloso demais para ser verdade. kdo vi a manuela machado e o rui silva a reclamar c os directores prova por causa da água, adivinhava-se coisas piores. os k acabarm foram herois, correr naquelas condiçoes, só mesmo kem gosto mto.
    força dasdikes
    ASS:Tojo

    ResponderEliminar